Como Lançar um Infoproduto: Conheça os cinco passos básicos
17/08/2017
Anúncios que mostram como a publicidade no Brasil era bizarra
27/08/2017

Infoprodutos: o futuro do empreendedorismo no presente

Muito antes do surgimento do computador, a humanidade já valorizava e buscava o conhecimento. Com a internet possibilitando o compartilhamento de informações em vídeo, áudio, texto, fotos, arquivos e outros, surgiu a oportunidade de transmissão de informações por meios digitais, de forma instantânea e segura. E também, a possibilidade de fazer disso um negócio, com a venda de um produto digital.

Um produto digital é um produto em formato digital – pode ser um ebook, manual, video-aula, apostila, app, script, pesquisas, ou outros – distribuído online. Em geral, o propósito de um produto digital é educar, resolver ou facilitar a solução de um problema ou situação.

Talvez você já tenha pensado em dar aulas de alguma coisa: violão, culinária… Mas, para isso, você teria que fazer um alto investimento: equipamentos, local, contas… enfim, são muitos aspectos que precisam ser levados em conta. Mas, com o infoproduto, você pode cobrar menos e atingir mais pessoas, entregando o conhecimento que você quer compartilhar a distância. Assim, você só precisa da estrutura e materiais para produzir o conteúdo – o que pode ser apenas o seu computador!

Você já entrou em algum site que oferecia um ebook gratuito? Esse livro é um infoproduto, e ele é a porta de entrada para um outro produto, provavelmente também digital, porém mais completo. É um tipo de “amostra grátis”. Em geral, esses ebooks introduzem cursos online, com professores que dão aulas ao vivo ou gravadas e que também possuem canais de resolução de dúvidas e exercícios.

Tornar-se um produtor digital não é fácil. A produção de material requer que você possua domínio da área que deseja abordar. Fora isso, é preciso que seu negócio possua um objetivo bem determinado, como público-alvo, frequências adequada de disponibilização, meta de alcance de público e engajamento, entre outras informações. A ideia inicial precisa ser formatada para ser vendível e o produto precisa ser ajustado até ter uma boa aceitação do público. Parece muito, mas uma vez ultrapassadas essas etapas, você terá um negócio lucrativo online.

Para auxiliar no lançamento desses infoprodutos no mercado e permitir que o empreendedor concentre-se apenas no seu produto existem agências, como a Agência Flecha, que cuidam do lançamento e gerenciamento dos infoprodutos.