Quero Lançar um Infoproduto. E agora?
28/08/2017
Dicionário de Marketing Digital
28/08/2017

A Agência de Lançamento: sua porta para o mercado digital

É indiscutível a importância dos infoprodutos na economia, no comércio eletrônico, na educação, e em muitas outras áreas. A bem pouco tempo, não se imaginava o quão grande era o potencial de se vender conteúdo ou serviços por meios inteiramente digitais; hoje, há pessoas construindo carreiras exclusivamente neste negócio, com o lançamento de infoprodutos.

Mas, é fácil lançar um produto digital, tornar-se conhecido e, quem sabe, uma referência na área? Com certeza, não.

Lançar um produto digital requer conhecimentos de diversas áreas, aplicados em diferentes fases. Com certeza, se você pensa em entrar nesse negócio, pensa sobre “O que posso lançar?”, mas tão importante quanto isso é pensar “Como posso lançar?”. Nesse ponto, você possui duas opções: preparar-se para lançar seu produto sozinho, confiando em seus conhecimentos de mercado, estudando, arriscando-se e comprometendo-se a um ritmo de melhora constante, ou procurar uma agência de lançamento, que em geral já possui profissionais de diferentes áreas, para que seu produto e lançamento entrem no mercado sendo acompanhando e supervisionado por diversas perspectivas.

Ter idéias é fácil e todos nós temos, mas idéias que possam virar bons produtos, que revolucionem uma área de conhecimento e façam a diferença na vida das pessoas, não vem todos os dias.

Uma agência de lançamento tem a missão de propagar a mensagem de um especialista para milhões de pessoas. Elas trabalham com pessoas que já possuem uma autoridade construída no mercado tradicional ou no digital, potencializando essa autoridade através de estratégias de comunicação e anúncios na internet.

O Cliente de uma agência é um especialista em determinado assunto que deseja criar um infoproduto (curso, e-book, podcast), ou que possua um e não esteja conseguindo ter resultados satisfatórios nas suas vendas.

Uma agência de lançamento é totalmente diferente de uma agência de marketing digital, que gerencial mídias sociais de vários clientes. Uma agência de lançamento faz parceria com pouquíssimos especialistas, e constroem juntos todo projeto, dividindo a comissão obtida com os resultados das vendas dos infoprodutos lançados. Para isso, a agência de lançamento deve contar com profissionais altamente competentes nas áreas de Design, Copywriting, Funil de Vendas e Tráfego; esse é o organismo básico de uma agência de lançamento, e sem essa estrutura é quase impossível conseguir bons resultados.

O lançamento de um produto digital por uma única pessoa – com ou sem o auxílio de uma agência – torna o criador em uma “marca”. Se o produto for bom, os clientes irão buscar por mais produtos daquela pessoa; se for ruim, vão evitar produtos da mesma origem. Construir um bom produto é importante, mas ter boas estratégias de monetização, de marketing, e de suporte ao cliente podem ser a diferença entre falha e sucesso. Mesmo um bom produto, que tenha um lançamento ruim, pode falhar e manchar o nome de seu idealizador.

Especificamente, uma agência preocupa-se com questões de mercado e marketing (publico alvo, demanda, viabilidade, linguagem de comunicação com o público), criação de credibilidade e marca (gatilhos de persuasão, email marketing, estratégia de lançamentos), Social media (criação e gerenciamento de redes sociais), Design (Identidade visual de marca, de produto e propaganda), Desenvolvimento e suporte tecnológico (Aplicativos móveis e sites), entre outras questões.

Confiar sua idéia em outras pessoas não é fácil, mas com uma agência competente, ela poderá crescer além dos limites imagináveis.